quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Katy Perry: Influências Músicais em Teenage Dream


Influências e conceito

Basicamente, uma das maiores influências de Teenage Dream e da carreira de Katy Perry foram a banda Queen e a cantora Alanis Morissette. Ela também ressaltou que o estilo musical de seu segundo álbum seria como uma fusão de "Lovefool" do The Cardigans com "The Sign" do Ace of Base, "para fazer as pessoas sentirem vontade de darem as mãos para andar de patins". "Quando saí em turnê, senti que faltavam músicas para fazer as pessoas irem para cima e para baixo. Eu amo a sensação quando todos estão pulando juntos", disse a cantora à HitFix.com à respeito do novo estilo que iria produzir. O grupo ABBA e a canção de Madonna, "Into the Groove", também foram influências para o novo álbum. Perry ainda comentou sobre o estilo musical de seu álbum em entrevista à Revista Nylon, afirmando que as músicas não seriam "tão irritantes" em relação as anteriores, dizendo que gostaria de ser a nova Alanis Morissette no mercado musical em 2010. Durante o Nickelodeon Kids Choice Awards de 2010, Perry havia revelado que tinha sido fortamente influenciada pela música dos anos 1990 e Cyndi Lauper, apelidando seu trabalho de "prazer culposo". Segundo a cantora, suas novas músicas "exploram sua fé, convicção e admiração do mundo sobrenatural" e que "apesar de divertidas, elas têm conteúdo e não foram feitas apenas para festas".

Estilos musicais e temas

"Algumas músicas são bem doces, mas quando você ouve o álbum inteiro, é completamente apetitoso. Não queria fazer só músicas para festas. As pessoas vivem vidas reais, trabalham, têm relacionamentos. Existe uma parte mais substancial e também perspectiva nesse álbum. 'Circle the Drain' é minha 'You Oughta Know' de Alanis Morissette. Falo a palavra 'f*da-se' umas cinco vezes na música, mas não acho que vá chocar as pessoas — você sempre diz isto quando precisa."
— Katy Perry em entrevista à Kim Dawson da Daily Star.
A maioria das canções de Teenage Dream seguem o estilo musical disco music, com sintetizadores musicais retrôs e trechos auxiliados pelo alterador vocal, Auto-Tune. Enquanto isso, outras canções seguem um estilo pop-rock, com uso de sintetizadores que, consequentemente, deram às canções um ritmo musical de electro-rock. A cantora usou tema romântico na faixa-título do álbum, sendo que a Amos Barshad da New York Magazine disse que "se não fosse pelo poderoso refrão ('You!... make!... me!'), a canção seria, praticamente, uma balada romântica". Em "Last Friday Night (T.G.I.F)", a cantora fala sobre festas, bebidas e orgias, sendo comparada pela cantora como uma nova versão de "Waking Up in Vegas". Escrita como resposta à "Empire State of Mind" (que homenageia Nova Iorque), "California Gurls" é composto por sintetizadores com efeitos sonoros solares e faz ode às garotas e ao estilo de vida californiano, chamado por James Montgomery da MTV News como "canção-tema de praia". "Firework" foi inspirado no clássico livro de Jack Kerouac, On the Road, onde fala sobre como "ele queria estar próximo de pessoas que estavam zumbindo, efevercendo e fazendo as pessoas irem como fogos de artifício no céu". A canção segue um ritmo musical de house music mixado à violinos, mas destacou-se por sua letra ser inspiracional e motivadora. Chris Ryan da MTV Buzzworthy postou que Perry aparece na canção com "vocais inspiracionais de uma diva de house music". Considerada pela cantora como sua "You Oughta Know" de Alanis Morissette, em "Circle the Drain" Perry desabafa e faz críticas sobre o vício em remédios de seu ex-namorado e vocalista do Gym Class Heroes, Travis McCoy, ao som de electro-rock. Em "Who Am I Living For?", Katy Perry expressa sobre sua espiritualidade e fé, onde cita na música a personagem bíblica, Ester, como inspiração e exemplo. "Not Like the Movies" é uma canção tocada por piano e a única música que segue o estilo balada romântica de Teenage Dream; a canção trata de uma romance que, na realidade, nunca são iguais às histórias de amor das grandes produções cinematográficas. Devido à sonoridade musical, a MTV Buzzworthy comparou esta canção à "My Immortal" do Evanescence e "Everytime" de Britney Spears.

Nenhum comentário: